2020/08/19

Informativo Saúde: Prefeitura juntamente com a Secretaria de Saúde e Câmara Municipal realizam reunião

Participantes de reunião

Matéria sobre a pandemia que tem caráter informativo, sobre as ações no combate ao covid 19 em Juarina-TO:

Na manhã desta quarta-feira aconteceu uma importante reunião para tratar de vários pontos do enfrentamento a pandemia do Covid 19 em Juarina Tocantins.  o prefeito Ivo Diniz, juntamente com a secretária de saúde Adriana Xavier tiveram a ideia de reunir equipe de saúde, assessoria jurídica e câmara municipal de vereadores. Diante do aumento de casos da covid 19 em Juarina e a falta de médico na cidade depois do atestado da Dra. Ayane, vários pontos foram destacados pelos participantes da reunião. Estiveram presentes o Vereador Marcão, Vereador Vagno, Vereador Adão, Vereador Siqueirinha, Vereador Rivaildo e a Presidente da Câmara Vereadora Socorro Lacerda. Os vereadores colocaram a problemática da falta do médico na cidade, que tem sido uma preocupação da comunidade. E pediram uma resposta, pois eles vereadores também vêm sendo cobrados. A secretária de saúde senhora Adriana, agradeceu a participação de todos e relatou que desde o dia em que a médica da cidade ficou de atestado que ela tem buscado a contratação de um outro médico, mas não está encontrando em lugar nenhum. Adriana explicou que já optou até por trazer profissional de outros municípios pra fazer plantão, caso não consiga contratar um médico permanente. Na oportunidade a secretária pediu ajuda aos vereadores, no sentido de ajudar a administração a procurar um médico disponível, os vereadores presentes se colocaram à disposição de ajudar e contribuir com a procura do profissional, afim de garantir o melhor para a comunidade.

O farmacêutico da Unidade de Saúde senhor Leandro explicou sobre o procedimento dos remédios, que já houve casos de faltar devido a indisponibilidade no distribuidor, e que muitas vezes falta também nas farmácias particulares devido a grande procura. O mesmo se colocou a disposição dos vereadores e da comunidade para algum esclarecimento.

O enfermeiro Marcelo explicou sobre o atendimento aos pacientes que estão com sintomas de covid, como é feito os testes, e que os procedimentos são feitos conforme todo o protocolo de saúde. Marcelo destacou a disponibilidade de toda a equipe e que eles estão fazendo o melhor que podem pra garantir que a nossa cidade tenha um atendimento. O vereador Siqueirinha relatou a questão das receitas que o paciente precisa. O enfermeiro Marcelo explicou sobre a medicação dos hipertensos que está sendo feita pela enfermeira da unidade. E a medicação controladas só é com receita carimbada pela médica (o).  Marcelo encerrou sua fala se colocando a disposição para atender os mesmos, e colocou que as vezes não responde em grupos devido as correrias do trabalho, mas que está na unidade todos os dias para atender qualquer um.

O assessor jurídico Dr. Marcos disse do compromisso com as leis, e destacou a importância da participação dos vereadores no novo decreto que está sendo feito, com algumas medidas importantes, visando ajudar no combate a pandemia no município. O vereador Marcão destacou que alguns comerciantes já colocaram a disposição no sentido de colaborar com algumas medidas, que serão para o bem de todos devido ao aumento de casos do covid na cidade.  Os vereadores deram algumas ideias sobre os horários de funcionamento de estabelecimentos, visando também garantir que os empresários trabalhem, mas com alguns cuidados no sentido de garantir a segurança de todos e a economia não parar. Os vereadores presentes deram as suas opiniões e reforçaram que estão a favor de ajudar a administração no que for necessário para atender a comunidade.

Para finalizar a reunião o prefeito Ivo Diniz agradeceu o apoio de todos os vereadores, pediu ajuda para encontrar algum médico disponível, pois ele afirmou que já é pela terceira vez que ele busca ajuda aos outros prefeitos, mas não tá encontrando. Ivo Diniz disse que está a disposição qualquer hora para trabalhar em favor do melhor para todos.

A reunião foi bastante produtiva, esperamos que as ações sejam desenvolvidas e que nossa cidade vença o covid 19.